Decore, Cris, decore

Agregados monetários

É difícil definir moeda. Por razões práticas, os economistas chegaram a uma classificação dos diversos tipos de moeda e “quase moeda”, de acordo com a satisfação dos requisitos de suas principais funções (meio de troca, unidade de conta e reserva de valor) e com sua liquidez[1]. Alguns agregados mais comuns são:

* M1 (“narrow definition of money”): moedas em circulação + cheques de viagem + depósitos à vista + outros depósitos. É o agregado mais líquido.
* M2 (“broader definition of money”): M1+ aplicações de overnight + fundos mútuos do mercado monetário (exceto pessoas jurídicas) + contas de depósito no mercado monetário + depósitos de poupança + depósitos a prazo de menor valor.
* M3: M2 + fundos mútuos do mercado monetário (pessoas jurídicas) + depósitos a prazo de grande valor + acordos de recompra + eurodólares.
* M4 : Abrange o M1, o M2 e o M3, mais os títulos públicos para captação de recursos emitidos pelo Tesouro Nacional e Banco Central.O montante relacionado aos títulos públicos compõem a chamada DPMF – Dívida Pública Mobiliária Federal.

Fonte: Wikipedia.

Se me perguntarem qual a parte da matéria do concurso deste sábado/domingo que eu nunca aprenderei, minha resposta sera economia monetária. Fiz duas vezes a matéria quando bacharel em economia. Na primeira, o trabalho consumiu os estudos. Mensalidade precisa de dinheiro,né e na PUCMG durante a noite não tem boy que coça o saco enquanto o pai esfola de verdinhas, o cu do filho. Na segunda vez, meu rabinho foi bem sujo de $$$ e peguei um professor charlatão que se glorificava de ter escrito um livro sobre o assunto. Hi, Hitler era pouco para tal arrongância.

Enfim, tem uns quinze anos que tento estudar monetária e nunca decorarei as igualdades que acompanham este texto. Assim como análise matemática do seu Elon, cinema do Fassbinder, The Velvet Underground, minha pequena, o mercado de trabalho de BH, o sabor de peixe cru e outros, eu  nunca entenderei agregados monetátios.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: